Centro Cirúrgico

Nosso Centro Cirúrgico Móvel permite cirurgias nos locais mais remotos e isolados.

Acesse nossas redes sociais

CENTRO CIRÚRGICO EDS

O diferencial de atuação do grupo está na utilização de um moderno Centro Cirúrgico Móvel, que permite levar atendimento cirúrgico a locais remotos e geograficamente isolados. A cada nova expedição do projeto “Operando na Amazônia”, 15 toneladas de equipamentos, insumos e medicamentos são transportados de Campinas, no interior de São Paulo, às mais distantes regiões da Amazônia Legal. Para que isso seja possível, a EDS desenvolveu uma tecnologia inovadora e única na área da saúde pública.

Em 2016, engenheiros voluntários da EDS investiram recursos no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias que tornaram o Centro Cirúrgico Móvel ainda mais eficiente. O novo projeto, que conta com barracas infláveis, facilitou e agilizou a montagem e desmontagem do Centro Cirúrgico e agregou conceitos que minimizam a contaminação e aumentam a eficiência do ambiente cirúrgico. Além de possibilitar seu transporte de forma modular e diminuir drasticamente o peso total da carga, o novo Centro possui maior eficiência térmica, graças às paredes de dupla camada e à lona externa metalizada, que reflete boa parte do calor intenso da região equatorial.

O Novo Centro Cirúrgico Móvel é composto por salas de cirurgia oftalmológica, cirurgia geral, pequenos procedimentos, conforto médico, sala de espera para os pacientes, vestiário e Centro de Material e Esterilização (CME). O Centro Cirúrgico conta ainda com equipamentos de última geração, como facoemulsificadores, eletrocautérios, monitores multiparamétricos de sinais vitais, ultrassom portátil, aparelhos de ar-condicionado com filtros EPA, além das de autoclaves, destiladoras de água, lavadoras ultrassônicas, seladoras e incubadora de teste biológico do CME. Toda a energia consumida em seu interior é fornecida por um grupo de geradores, que totalizam 100kva.

O objetivo dessa nova tecnologia é alcançar os rincões de maior dificuldade logística da Amazônia, garantindo a segurança e conforto dos pacientes e a excelência na qualidade de serviços prestados pela equipe EDS.

Números que compõem a complexidade de cada Expedição

QUILOS DE EQUIPAMENTO SÃO TRANSPORTADOS POR EXPEDIÇÃO

KVAs DISPONÍVEIS ATRAVÉS DE GERADORES

MAIS DE 80 VOLUNTÁRIOS ENVOLVIDOS NO FUNCIONAMENTO DO COMPLEXO HOSPITALAR

Dignidade e Saúde para a Comunidade Indígena