Centro Cirúrgico Móvel

Conheça a tecnologia social que leva cirurgias para a floresta

Acesse nossas redes sociais

CENTRO CIRÚRGICO EDS

A EDS tem como diferencial seu Centro Cirúrgico Móvel, moderno e adaptável às condições mais extremas da floresta Amazônica. Trata-se de uma tecnologia social pioneira no Brasil, desenvolvida por engenheiros voluntários, que viabiliza o acesso gratuito à saúde especializada, principalmente cirúrgica, aos povos indígenas e ribeirinhos que vivem geograficamente isolados. Toda a estrutura abriga salas de cirurgias oftalmológicas, cirurgia geral, pequenos procedimentos, conforto médico, sala de espera para pacientes, vestiário e Centro de Material e Esterilização (CME). Além disso, possui os mesmos equipamentos modernos e seguros oferecidos nos grandes hospitais do Brasil.

O Centro Cirúrgico é parte de um grande Complexo Hospitalar Móvel, construído a cada expedição levando-se em conta as condições de cada comunidade. Para que seu funcionamento seja possível, entretanto, a EDS, com o apoio da Secretaria de Saúde Indígena, realiza obras preliminares de adequações, como instalação de caixas d´água, fossas, poços, construção de banheiros e revitalização de centros comunitários, melhorias estas que são entregues às comunidades ao fim das expedições.

Além do Centro Cirúrgico, o Complexo Hospitalar abriga um ambulatório de oftalmologia, consultórios de diferentes especialidades médicas e odontológicas, salas de exames, ambientes de pré e pós-operatório, farmácia, fábrica de óculos, recepção e triagem de pacientes, cozinha, alojamentos, banheiros, entre outros. É uma estrutura autossustentável que depende apenas da captação de água de rio para que seja capaz de operar, já que toda sua energia é produzida por modernos geradores móveis.

Em sua última modernização, o Centro Cirúrgico recebeu melhorias que facilitaram e agilizaram o transporte, a montagem e desmontagem e agregou conceitos que minimizam a contaminação e aumentam a eficiência do ambiente cirúrgico. Além de possibilitar seu transporte de forma modular e diminuir drasticamente o peso total da carga, o novo Centro possui maior eficiência térmica, graças às paredes de dupla camada e à lona externa metalizada, que reflete boa parte do calor intenso da região equatorial.

Vale ressaltar que todos os procedimentos em saúde realizados nas expedições seguem as regulamentações exigidas e a excelência na qualidade de serviços prestados pela equipe EDS.

Números que compõem a complexidade de cada Expedição

QUILOS DE EQUIPAMENTO SÃO TRANSPORTADOS POR EXPEDIÇÃO

KVAs DISPONÍVEIS ATRAVÉS DE GERADORES

MAIS DE 80 VOLUNTÁRIOS ENVOLVIDOS NO FUNCIONAMENTO DO COMPLEXO HOSPITALAR

Dignidade e Saúde para a Comunidade Indígena